Area reservada a Sócios

Associação de Produtores de Vinho Alvarinho

Para aceder aos conteúdos terá que fazer login no menu ao lado. Obrigado

Novidades :

Visite o site da Associação ...APA »

Sócios Login

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

09
MAR

Participação na BTL

25
OUT

Prova de Alvarinho em Santiago de Compostela

21
MAI

Alvarinhos de Monção e Melgaço premiados

15
ABR

Alvarinho de Monção & Melgaço e Queijo da Serra

 

BlogFacebookTwitter

Quem Somos

Os monovarietais de Alvarinho são, nos dias de hoje, a imagem de marca da Sub-região de Monção e Melgaço, consequência natural da relação umbilical que se desenvolveu ao longo dos tempos com a casta Alvarinho. Esta profunda dedicação resultou numa ocupação de 80% da superfície vitícola da região com esta casta, sendo esta área gerida por 70% dos viticultores em actividade. Contudo, não são só os viticultores que elegeram a Alvarinho como a sua principal fonte de receita. Também as empresas que transformam e comercializam vinho, têm como o seu core business a produção de monovarietais de alvarinho, tendo no seu portfólio de marcas, vinhos tranquilo, vinhos espumante e aguardentes.

No ano de 1985, como resposta à necessidade da existência de uma plataforma que prestasse auxílio na canalização dos fundos europeus para a actividade vitícola, os viticultores desta região organizaram-se e criaram a Associação de Produtores de Alvarinho (APA). Nas décadas seguintes a APA sentiu a necessidade de integrar os produtores-engarrafadores na sua organização promovendo uma estratégia convergente entre os dois actores da fileira do vinho Alvarinho. Deste modo, a aposta na valorização de uma estratégia conjunta de actuação, potenciando a criação de valor para todos, tornou-se numa das áreas de intervenção da APA.

No ano de 2009, após fusão com a União de Produtores de Alvarinho (UPA), a associação passou denominar-se Associação de Produtores de Alvarinho de Monção e Melgaço (APA Monção e Melgaço) e tornou-se na única estrutura representativa dos viticultores e empresas da sua área de intervenção, contando com cerca de 1700 viticultores da casta Alvarinho e 35 empresas produtores de monovarietais de Alvarinho.